sexta-feira, 13 de junho de 2014

Planejando sua viagem



Queridos leitores, hoje pensei em fazer um post diferente. Não vim falar de uma viagem específica mas sim, deixar algumas dicas básicas para que você tenha uma viagem tranquila e aproveite ao máximo aqueles tão esperados dias de passeio.


Este artigo recebe atualizações no novo site, acesse e continue a ler no "turista.tips"

http://turista.tips/planejando-sua-viagem/



Pode parecer que é óbvio demais porém, muitas vezes a viagem pode não ser tão boa quanto você esperava por causa de pequenos contratempos. Então, a melhor forma de evita-los e só trazer boas lembranças de sua viagem é planejá-la.
Muitas pessoas não fazem isso ou pensam quem fazem apenas marcando a data, comprando as passagens e reservando o hotel. Mas é preciso um pouquinho mais que isso, um roteiro dos dias que você estará passeando. Não é preciso ser um passeio "engessado" seguindo um roteiro minucioso, basta ter um pouquinho de direcionamento e saber o que esperar, o que você quer trazer dessa viagem.


Faça um roteiro 


Não deixe seu passeio ao acaso, o que rolar rolou... pense no que você gostaria de fazer naquele lugar e não volte deixando pra trás coisas legais que você nem sabia que poderia fazer, ver ou visitar. Não é necessário ficar preso a um planejamento, se aparecer novidade no meio da viagem melhor ainda mas sempre tenha algumas coisas pré definidas.  O que não pode faltar, quais os lugares que você não abre mão de ir... enfim, para isso basta pesquisar um pouquinho na net e de repente você pode se surpreender com tantas coisas legais que o passeio pode oferecer e você nem imaginava. Há muitos sites e blogs sobre viagens pesquise e veja as dicas sobre o lugar. Guarde nos seus favoritos uns 3 ou 4 endereços destes sites que fazem mais seu estilo. Pode consultar aqui mesmo no "Nos encontramos pelo mundo", não encontrou seu destino aqui eu indico dois outros blogs que gosto bastante: "Viagens Cinematográficas" e "Aprendiz de Viajante". Pesquise e aproveite a viagem!


Informe-se


Não perca oportunidades de conhecer sempre mais do lugar que você está visitando, procure saber quais são as principais atrações da cidade, se há alguma data comemorativa ou festa de época no momento em que você estará por lá, isso só vai acrescentar mais bons momentos ao seu passeio. Estas informações provavelmente você encontra em sites da própria prefeitura ou de um departamento de comunicação da cidade. Não fique no básico!


Tenha opções

Pense nas possibilidades, se você quer ir a praia mas choveu, o que vai fazer, passar o dia no hotel? Pense em um plano B, uma segunda opção. Quais outros lugares você pode visitar se seus planos iniciais não derem certo? Procure saber com antecedência se há um museu por perto, uma atração em lugares fechados para a família, um parque indoor para levar as crianças... E isso será possível com aquele planejamento básico que citei no início. Deixe sempre uma outra opção. Não deixe seu passeio ficar monótono! Divirta-se, faça chuva ou  faça sol!

 

Evite surpresas desagradáveis

Procure saber o clima e o tempo do local que irá visitar na época de sua viagem, leve roupas adequadas sempre tendo uma reserva para as mudanças inesperadas do tempo e também pense nos passeios que vai fazer. É necessário roupas e calçados confortáveis para passeios a pé? É necessário uma roupa mais social para algum evento ou restaurante mais fino? Tudo isso parte no momento do planejamento. Sobre o clima costumo pesquisar uma semana antes ou alguns dias antes no site do climatempo. Não carregue bagagem desnecessária!


Viagens internacionais

Certas coisas são imprescindíveis em qualquer viagem mas para uma viagem ao exterior pode causar ainda mais problemas. Pense se acontece de você chegar no aeroporto pra uma viagem internacional e se dá conta de que esqueceu seu passaporte. Ou deixou na gaveta aquele envelope com os dólares que comprou. Suas férias acabam de ser arruinadas!
Sugiro que use o sistema de check list, faça uma lista de documentos e objetos pessoais que você precisa levar, coloque na sua lista até os itens mais básicos como passaporte, documento de identificação válido, cartões de crédito ou travel money, dinheiro, carregador do celular (principalmente itens que vão na bagagem de mão, pois a gente deixa pra arrumar de última hora e pode acabar deixando algo importante pra trás)... na véspera da viagem vá separando cada item e marcando na sua lista. Pode parecer simples demais, mas isso vai ajudar bastante a ter uma viagem organizada e tranquila.
É isso pessoal! Espero ter contribuindo um pouco na ideia do planejamento. Qualquer dúvida ou interesse em maiores detalhes de um bom planejamento, escreva, deixe um comentário, vou adorar ajudar.
Planeje-se e viaje tranquilo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário