quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Thermas dos Laranjais em Olímpia (SP)

Há 10 anos conheci um lugar especial com minha família e nós o apelidamos de "pedacinho do paraíso". 

Um parque aquático com atrações que diverte todas as idades, também um bom local pra descansar e relaxar. A cada ano que o visitamos encontramos novidades e melhorias. Por estes e outros motivos minha família elegeu o "Thermas dos Laranjais" como o local de férias anuais em família (mesmo que estas "férias" sejam um feriado).


Minha família é fã e a sua? Já conheceu ou quer conhecer um dos principais complexos turísticos da América Latina? Vamos lá...

Este artigo recebe atualizações no novo site, acesse e continue a ler no "turista.tips"

http://turista.tips/thermas-dos-laranjais-em-olimpia-sp/


A cidade

Olímpia é uma cidade na região Noroeste do Estado de São Paulo, com pouco mais de 50 mil habitantes está situada a 429Km da capital, São Paulo, a 50Km de São José do Rio Preto, a 49Km de Barretos. 

Fácil acesso pra quem vem de carro de outras regiões do Estado de São Paulo, e de vários outros Estados que circundam SP (Distância de algumas Capitais: Rio de Janeiro - 920 Km, Curitiba - 680 Km, Goiânia - 580 Km, Brasília - 780 Km, Belo Horizonte - 760 Km, Cuiabá - 1.150 Km). 

Para aqueles que estão mais distantes há a opção de aeroporto em São José do Rio Preto (a 50 Km), Ribeirão Preto (a 135 Km) ou Uberaba (a 200 km)
Mapa retirado do site: www.olimpia.sp.gov.br
 



Essa cidade abriga o Thermas dos Laranjais , como havia citado anteriormente, um lindo Parque aquático que atualmente é o mais visitado do Brasil, segundo a própria empresa. Toda o turismo da cidade se consolidou em prol deste Parque e hoje ela conta com uma boa estrutura de hotéis, pousadas, bares e restaurantes para atender bem os turistas, além da estrutura interna do Thermas, a qual irei descrever em seguida.

O  Thermas dos Laranjais 

Estrutura

O Parque conta com uma estrutura muito bacana. Logo na estrada há um grande estacionamento para os visitantes não-sócios e excursões, os banheiros contam com duchas de banho (água quente) e na área entre os banheiros há guarda volume individual e com chave para empréstimo (mediante um documento do visitante ou carteirinha do sócio) assim o visitante pode guardar seus pertences com segurança.

Os armários do guarda volume, na maioria das áreas, são de tamanho mediano, dica, use pra guardar algo com mais valor, um celular, a câmera fotográfica, a carteira... (cabe coisas maiores), seus demais objetos como toalhas e calçados podem ficar próximo ao local onde você estiver, num quiosque ou mesa sem problemas. É comum as pessoas deixarem seus objetos e ali eles permanecerem. Bom, voltando aos armários mais ao fundo do parque, próximo à nova atração "montanha russa aquática" há um conjunto de armários maiores, neste é possível guardar até uma pequena mala.

Para quem está com bebês tem se um lindo fraldário ao centro do parque. Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias tem pra todos os gostos e diferentes orçamentos, porém em dias de grande movimento (obs: capacidade do parque: 15 mil visitantes/dia) há sempre filas.

Dentro do parque encontra-se também lojas com roupas de banhos, lembrancinhas e outros produtos. O complexo aquático conta com mais de 50 atrações de águas quentes naturalmente dentre elas duas praias artificiais com piscinas de ondas, quiosques aos arredores da praia e areia, isso mesmo areia como em uma praia.

Lembra que eu comentei na chamada do post que frequento o parque a 10 anos? Então, alguns podem questionar se não cansa de ir sempre ao mesmo lugar e ver sempre as mesmas coisas, isso não se aplica ao Thermas dos Laranjais pois a cada ano que chego vejo atrações novas, ampliações e muitas melhorias no local. Por se tratar de um local com tanto potencial turístico a empresa não deixa de investir no conforto dos visitantes, contanto que visitei o parque neste mês de setembro vi novas atrações e outras duas em construção.

Obras da nova atração "Tsunami"


 

 

 

 

 

 

 

Tarifário

Os ingressos são individuais e diários, os preços variam de acordo com os meses do ano e os dias da semana, por exemplo domingos e feriados são mais caros, no site há especificado quais os feriados entram na relação de valores maiores. Há a possibilidade de meia entrada. Para grupos de excursão tem operadoras credenciadas pelo parque na própria cidade que oferecem descontos. Os ingressos podem ser comprados com antecedência através destas operadoras ou diretamente no parque.
Importante: aceitam cartão de crédito para compras de ingressos.
Consulte os valores: TARIFÁRIO

Horário de Funcionamento

O Parque funciona todos os dias da semana sendo que na segunda-feira a abertura é mais tarde que nos demais dias, as 9 horas da manhã. De terça-feira a domingo a abertura é as 8 horas e todos os dias o fechamento as 20 horas. Algumas atrações (exemplo os toboáguas) tem o funcionamento interrompido em horário de almoço (das 13h as 14h). Outras tem horário diferenciado de funcionamento, como é o caso das piscinas de ondas que funcionam das 9h as 18h, fora deste período não tem ondas e nem salva vidas. Horários no site 

Cartão Thermas Card

Para a comodidade e segurança dos visitantes no Thermas não é usado dinheiro pra consumo interno, todos os bares, restaurantes e lojas aceitam pagamento apenas com cartão de credito/debito ou o Thermas Card. O Thermas Card é um cartão de consumo pré pago que pode ser adquirido em alguns guichês específicos pra vendas destes. No guichê o visitante faz um depósito inicial de acordo com suas necessidades e vai usando. Sempre que necessário é possível recarregar seu cartão ou ainda se não usar todo o valor depositado, ao devolver o cartão se recebe o dinheiro restante de volta. Ao fazer um consumo em um bar, por exemplo, no seu cupom de compra vem especificado o valor gasto e o saldo restante no seu cartão. Prático, não?!


Quando ir

Redário, ótimo lugar pra descansar e cochilar após o almoço
A alta temporada no Parque vai de outubro a fevereiro, neste período fica muito cheio, apesar de existir um limite de pessoas por dia e o parque contar com uma área de 260 mil metros quadrados, você acaba tendo que "disputar" uma cadeira pra sentar e um cantinho na piscina. É possível se divertir e usufruir das atrações porém algumas terão filas ou será um pouco mais trabalhoso encontrar uma boia disponível pra deitar e curtir o "Rio Manso" ou uma rede pra cochilar.


Julho, mês de férias, claro que os pais vão passear com a família por lá. O movimento também é grande contudo, menor que no verão pois apesar das piscinas contarem com água quentinha há quem não queira passar frio saindo de uma atração pra outra. Particularmente, é a época que mais gosto de visitar o Thermas, no inverno, mas é bom sempre levar uma toalha extra e se possível um roupão de banho pra vestir ao sair das piscinas, assim diminuir um pouco o frio e o contato com o vento.

Os demais meses são pra quem curte tranquilidade... mas é inevitável um dia bem movimentado em feriados. Não existe época ruim ou boa pra visitar este pequeno paraíso, tudo depende de sua disponibilidade e de como você prefere o clima. 

O que levar para o Thermas dos Laranjais


Em especial pra dias frios leve o roupão de banho. Toalhas pra usar depois das piscinas e outra para após o banho caso opte por tomar banho lá antes de ir embora com sua excursão ou pra onde estiver hospedado. Pra quem estiver hospedado em casas de temporada com grupos maiores, usar o banheiro do parque pra se banhar é uma boa opção pra não entrar na fila do banheiro na casa depois e ir direto pro descanso, pois brincar um dia inteiro nestas piscinas deixa qualquer um com o corpo "mole".

Chinelo é indispensável. Protetor solar, em dobro se for no verão porque Olímpia fica em uma região quente do Estado, de sol forte em dias quentes.

Se for levar sua câmera fotográfica ou celular com câmera, providencie aquelas capas aquáticas, elas vedam o aparelho permitindo que você os use nas piscinas pra fotografar e dá mais segurança. Caso não encontre pra comprar na sua cidade, nas lojas do Thermas você encontra.

Para meninas e mulheres que pretendem se aventurar na piscina de surf recomendo que leve um top ou blusinha que fique firme sobre o seu biquíni pois nesta atração a força da água costuma tirar o biquíni do lugar (os moços que ficam apreciando "o show" do lado de cima da piscina é que não vão gostar desta dica).

Para os pequeninos não esqueçam as boinhas e pra aqueles que gostam muito de mergulhar um óculos de natação. No mais, seus objetos pessoais...

A melhor parte: As atrações!

Água naturalmente quente a qualquer hora do dia, pra relaxar ou se aquecer em dias frios os ofurôs são ótimas opções. Acima tem um marcador com a temperatura da água naquele momento, geralmente ficam acima dos 38º Celsius, neste dia da imagem a temperatura da água estava em 40º.  



A Piscina de Pedra é um lugar encantador pra toda a família, seu fundo é todinho coberto de pedras e nas laterais saem jatos de água pra hidromassagem, na foto vê-se ao lado esquerdo as duchas e no canto direito (não contemplado pela imagem) também tem um cantinho com mais um grande ofurô e muitas duchas e jatos de água por todos os lados.

Piscina de Pedra




A Piscina com bar molhado é uma das primeiras atrações que se avista ao entrar no parque, nela há um delicioso escorregador (Hula Hula) e a borda é diferenciada, onde pode-se deitar ou sentar e curtir pequenos jatos de água e ao centro da piscina, claro a atração principal, o bar molhado, com banquinhos pro pessoal aproveitar a piscina enquanto toma uma bebida e belisca um petisco. Na lateral esquerda da piscina fica um "aquário", uma piscina rasa com a lateral transparente, pra tirar fotos em baixo d'água é bem legal! há outra dessas num segundo bar molhado mais ao fundo do parque.

Piscina com bar molhado




Entrada do escorregador para a piscina com Bar molhado - Hula Hula



Duchas
As duchas podem ser encontradas em várias locais, em algumas piscinas há quedas de água formando duchas. Mas está (da foto ao lado) fica ao lado do Bar da piscina com uma piscininha a baixo e ao fundo uma ducha (queda) sobre um banco de pedras. Apenas cinco minutinhos recebendo está água na região dos ombros e das costas e muita tensão vai embora... a massagem pulsante faz com que os músculos cansados e doloridos relaxem.  Este é um dos benefícios das duchas, além de estimular a circulação.

Piscinas gêmeas - Piscina do Chafariz



A Piscinas Gêmeas (a qual minha família apelidou de piscina do chafariz) é outra beneficiada por duchas e fortes jatos de água nas laterais de dentro da piscina e nas bordas com espaço pra deitar e relaxar.  Ao redor desta piscina tem muitos quiosques, cadeiras e espreguiçadeiras. Um local muito agradável pra descansar. É nessa área do parque que também se encontra uma pequena sorveteria representante dos sorvetes Bambi, uma delícia!


Logo numa área a baixo desta piscina encontra-se o Playground aquático - Clube da Criança, um local destinado as crianças, piscinas rasas com muitas atrações, brinquedos coloridos, pequenos escorregadores com uso de boia "rosquinha", tirolesa infantil, e até as bolhas adaptadas ao tamanho dos pequenos.

Bolha infantil no playground infantil
Parte do clube da criança






Por falar em bolha, vamos deixar um pouco de lado as atrações que relaxam e locais pra descansar e vamos pensar naquelas com um pouco mais de emoção e radicalidade... A Bolha Gigante é uma boa atração pra começar as emoções. Aqui brinca-se de escalar a bolha com o auxilio de cordas ao seu redor e depois escorrega direto pra um mergulho. Muito divertido e o melhor, é uma atração pra família inteira brincar junto.
Para o uso desta atração há algumas regras, como por exemplo não pode entrar com nenhum objeto perfurante, nem chaves, óculos de sol e afins...


Em dias de parque mais cheio há uma fila e cada grupo de pessoas tem um determinado tempo pra brincar, tudo controlado por colaboradores do parque. Ao acabar o tempo de um grupo a água do chafariz do alto para de escoar e um sirene soa, os colaboradores pedem que o pessoal saia e outro grupo entra na piscina. Força nos braços e pernas, equilíbrio e prontos pra escalar a bolha!!!

Há duas bolhas destas, a outra bem ao lado fica fechada em dias de menor movimento no parque. Ao lado esquerdo da foto, mais ao fundo é onde fica localizado um dos redários (o qual coloquei imagem no subtítulo "quando ir") e logo a frente a outra atração bem divertida uma piscina de obstáculos com nome Piscina Maluca (foto ao lado). Aqui você tenta se equilibrar nos obstáculos flutuantes e com o auxilio das cordas e rede de cima atravessa toda a piscina. 



Mais uma brincadeira que, em especial, a criançada adora são os canhões de água. É comum ver pais e filhos se divertindo em "atirar" água uns nos outros. Os balanços com jatos de água funcionam de maneira parecida, mas destes não tenho imagem da atração que leva o nome de Hidrobalanço. São três balanços "pêndulos" nos quais sentam-se duplas, um de costas pro outro e a brincadeira é atirar o jato no momento correto pra que o balanço ganhe impulso que podem levar a quase 10 metros de altura.



Um belo complexo de toboáguas e o Baldão enfeitam o centro do parque. O Baldão (a esquerda) adora pegar todos de surpresa e dar um banho de água fria nos visitantes. A foto a direita mostra a base da tirolesa, firmeza na mão pra descer e dar um mergulho numa piscina de 2.20 metros de profundidade (sempre com salva vidas). Os toboáguas são pura adrenalina, na imagem a seguir vemos o Crazy que foi o primeiro toboágua com mais de 20 metros de altura no Thermas, uma super descida de 25 metros. Ao lado dele, o empolgante Aladin, no qual sobre um tapete que desce numa pista com 15 metros de altura, no final da rampa flutua-se sobre a água.


Crazy e Aladin


Crazy e Aladin (minha amiga descendo no tapete do Aladin)

Mas a radicalidade não para por aí, em outro conjunto de toboáguas é possível encontrar os atuais mais alto do Thermas com 30 metros de altura, o Evereste e o Kamikase (toboáguas a esquerda em amarelo e verde), são 4 segundos de descida e muita emoção. Vai encarar?
O Maluquinho completa este grupo indiscutivelmente cheio de adrenalina (no canto direito toboágua azul), neste é possível descer em um pranchinha ou sem ela e na reta final uma curva radical!
Quer dividir a emoção com alguém? Então desça no toboágua azul ao cento da foto, onde é possível ir em dupla numa boia (esta da foto) é delicioso... depois aproveite seu par e convide pra descer no Toboágua em SS que usa o mesmo tipo de boia ou a de três lugares. Este fica no canto esquerdo que não aparece na imagem, ele é todo aberto e com uma linda vista.
Toboáguas Kamikase, Evereste e Maluquinho 
Asa Delta
Gostou de brincar com boias, então experimente descer nesta mais nova atração do Thermas, a Asa Delta é um Half Pipe molhado com 18m de altura. Aqui você desce em boia de dois lugares e ao final ainda entra num toboágua que te leva até a piscina. Ao subir as escadas pra chegar no topo desta atração você também pode escolher ir pra a Xícara Maluca um toboágua fechado que desemboca em algo parecido com uma xícara furada (pra mim parece mais um toalete rsrs, infelizmente não tirei fotos pra fazer uma enquete).



Pista de Surfe
Quer radicalizar mais um pouquinho? Que tal uma experiência de aprender a surfar ou colocar em pratica suas técnicas? Muita adrenalina garantida e um verdadeiro teste de equilíbrio quando se entra na Pista de Surfe. Aqui imita se as manobras realizadas numa onda de verdade.

Ao cair da prancha a pessoa desce por um toboágua chamado Tomboágua, já imaginou o por quê do nome? E a continuidade desta pista com uma curva bem legal e que por sua vez desemboca no Rio Lento. Está atração, na minha opinião, é uma das melhores, pegue sua boia, suba e deixa a água te levar por todo o trajeto que hora será mais calmo, hora um pouco mais agitado, mas o bacana são as surpresas no meio do caminho... não contarei pois deixariam de ser surpresa!

Pequeno trcho do Rio Lento
Bom, você já começou a relaxar novamente passeando pelo Rio Lento, com está mesma boia, dê um pulinho numa das praias do Thermas do Laranjais. Isso mesmo! Uma das praias, você escolhe se irá curtir as ondas do Mar Azul (a mais recente das piscinas de onda) ou se vai para a tradicional Praia Azul. Relembro a vocês, caros colegas leitores, que as praias tem movimento de ondas por isso há salva vidas aos arredores, mas o horário de funcionamento é diferenciado (até as 18h) e fora do horário, sem ondas e sem salva vidas.

Praia Azul

Entre as duas praias ainda há três atrações interessantes, a primeira é o Poço dos Bandeirantes, o Poço é um complexo de hidros, onde pode-se usufruir das águas medicinais do Aquifero Guarani a mais de 40ºC, fazendo jus ao nome do Thermas. "É um espaço de total relaxamento pra quem busca as propriedades medicinais que estas águas, extraídas a mais de 1500m do solo, proporcionam" (descrição extraída do site da empresa).
Segunda, a Sonolência com espreguiçadeiras dentro da água rasa é um local perfeito pra relaxar. E por fim, a Ressurgências (mar morto) são duas piscinas a base de sal que não deixa você afundar.


Redário
 Se seu objetivo agora for relaxar mais um pouquinho, arrume um cantinho em mais um redário ou puxe uma espreguiçadeira para baixo do quiosque. Já ia me esquecendo de dizer que é possível também curtir uma sauna... sauna, ducha, redário - um trio perfeito!
Quiosques próximos à piscina com Bar molhado













Mapa de localização das atrações do Thermas dos Laranjais

Espaço de acesso à lojas e restaurantes




Fotos comparativas de algumas atrações - o "antes e depois":





Tem novidade no Thermas! Acesse o novo post e confira: Novidades no Thermas dos Laranjais

14 comentários:

  1. Estamos nos programando para ir conhecer esse parque aquático... Pelo relato da Taci: ele promete!!!

    ResponderExcluir
  2. Oii adorei sua publicação! Foi muito útil. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ajudar de alguma forma! Agradeço.

      Excluir
  3. Boa informação...gostaria de saber vale pena ir mes de junho?

    Estou planejando para ir olimpia em dia dos namorados..o que acha???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denis, desculpa não ter respondido sua pergunta, não estava aparecendo no meu painel. A ferramenta utilizada está apresentando muitos erros e esse é um dos motivos que me fez migrar todo o blog para um novo site. Bom, se vc ainda não visitou o parque eu recomendo sim ir nos meses de junho ou julho, estes meses faz frio mas sempre tem sol e com as piscinas quentinhas a vontade de aproveitar e ainda maior, só não pode esquecer de levar saídas de banho e toalhas quentinhas pra se aquecer ao andar pelo parque e sair de uma piscina a outra. Ah, e particularmente acho esta época do ano mais tranquila, evita-se um pouco o tumulto do verão. Como disse, migrei a página, quando puder visite a nova, é só acessar turista.tips lá tbm está os artigos sobre o Thermas dos Laranjais.

      Excluir
  4. Amei as dicas...eu que estava pensando em ir agora tenho certeza..rs

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas...eu que estava pensando em ir agora tenho certeza..rs

    ResponderExcluir
  6. Ola! nossa Amei esse espaço porque no site e face não tem muitas informações, tenho uma bebê de 1 ano e vamos para parque, vc sabe me dizer se pode entrar com carrinho de bebe, colchonete, essas tralhas que a gente leva quando se tem bb pequeno? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, pode entrar sim com todas as coisas do bebê, inclusive tem um espaço para você trocar seu bebê, aquecer uma mamadeira enfim... a única restrição é quanto a bebidas e comidas para os adultos, tipo a famosa "farofa" de praia kkk. Para andar pelo parque sempre tem as opções de rampas, a acessibilidade é muito boa, daí vc anda com mais segurança com o carrinho, e pode andar por todo o parque. Eu já levei minha afilhada, na época, com quase um aninho e nos divertimos muito. Aproveite sua viagem!

      Excluir
  7. Olá Taci, adorei as dicas...
    Estou numa dieta brava, vc sabe me dizer ao certo com o que se pode entrar no parque? Tipo pelo menos uma caixinha de água de Coco ou uma barra de proteína (tipo as de cereal)...
    E se em agosto faz frio a noite, pq tenho visto na precisão mínima de 13 graus para alguns dias, sou mtu friorenta e fiquei sem saber se levo calças ou não é qual tipo de blusa para sair pra jantar e coisas do tipo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniler, desde que não seja nada muito chamativo você pode levar sim um lanchinho na sua bolsa, mas só pra constar lá tem quiosque onde vc vai encontrar água de coco natural, muito melhor que caixinha, hein?! Perto do Rio Selvagem tem um pessoal que vende um prato de espetinhos, e tem milho cozido. Digo isso porque foi uma das coisas que me salvou também numa visita em meio a restrições alimentares. Há também tapioca, se entrar na sua dieta. Perto do vestiário da entrada de visitantes tem uma lanchonete onde sempre tem frutas frescas.

      Em agosto, eu nunca fui mas já estive lá em julho com muito frio, leve sim roupa mais quentinha pra noite mas não precisa ser nada muito chique pois há muitos restaurantes bons e simples. Recomendo também levar um roupão pro parque, principalmente se vc estiver com crianças, pois não é fácil sair da água quentinha e ficar no vento frio desta época do ano. Espero ter ajudado. Boa Viagem!

      Excluir
  8. Adorei o post. Parabéns.
    Gosto muito de viajar, a minha próxima viagem agora é para Bonito MS. Decidi ir com tudo pronto, comprei um pacote aqui
    https://www.agenciasucuri.com.br/Pacotes-de-Viagem-para-Bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vanessa!
      Tenho certeza que como uma boa viajante vc vai adorar Bonito.
      Mesmo adquirindo um pacote pronto provavelmente você terá alguns momentos livres na cidade então aproveite também as dicas sobre seu próximo destino e nos conte depois como foi. http://turista.tips/bonito-ms-2
      Boa viagem!!!

      Excluir